GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
EQUIPE ESCOLAR
PROFESSORES: MOMENTOS DE ESTUDO
O relato apresentado neste
trabalho se refere à escola Municipal.
A Gestão Democrática nesta escola, EMEI, acontece
desde o início do ano letivo. Em nosso planejamento, gestora, docentes e
direção, definem qual será nosso PEA - Projeto Especial Ação – (atualização do
PPP).
Nestes momentos
coletivamente organizamos mensários, rotinas e linha do tempo. No decorrer do
ano estudamos e tratamos das dificuldades em relação aos alunos em seu período
de adaptação, seu desenvolvimento pedagógico, a saúde e aprendizagem. Nossa
gestora sempre muito presente.
Participamos também
das decisões administrativas: da verba recebida, compra de material pedagógico,
manutenção da escola, brinquedos etc. Tudo é compartilhado.
No início do
ano os pais são convidados a fazer parte do Conselho de Escola e é grande a
participação e envolvimento. As reuniões acontecem com frequência e o comprometimento
dos envolvidos é grande.
Aliás, todo
projeto da escola: festas, reuniões, excursões à comunidade é bem presente na
vida da escola e de seus filhos.
A
acessibilidade para os alunos portadores de necessidades é garantida, uma vez
que a entrada da escola não possui escadas, o piso é plano, tem elevador e ainda
AVE - auxiliar da vida escolar para cada criança.
Também
temos as visitas do Programa da SME- CEFAI-responsável por desenvolver ações, produzir
materiais para inclusão, entre outros. Acompanha a vida escolar dos alunos de
inclusão, suas necessidades etc.
