domingo, 1 de junho de 2014

                      GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

                                                                EQUIPE ESCOLAR
PROFESSORES: MOMENTOS DE ESTUDO


                                                   REUNIÃO DE PAIS E MESTRES


                     
                      O relato apresentado neste trabalho se refere à escola Municipal.
                   A Gestão Democrática nesta escola, EMEI, acontece desde o início do ano letivo. Em nosso planejamento, gestora, docentes e direção, definem qual será nosso PEA - Projeto Especial Ação – (atualização do PPP).
                   Nestes momentos coletivamente organizamos mensários, rotinas e linha do tempo. No decorrer do ano estudamos e tratamos das dificuldades em relação aos alunos em seu período de adaptação, seu desenvolvimento pedagógico, a saúde e aprendizagem. Nossa gestora sempre muito presente.
                    Participamos também das decisões administrativas: da verba recebida, compra de material pedagógico, manutenção da escola, brinquedos etc. Tudo é compartilhado.
                    No início do ano os pais são convidados a fazer parte do Conselho de Escola e é grande a participação e envolvimento. As reuniões acontecem com frequência e o comprometimento dos envolvidos é grande.
                     Aliás, todo projeto da escola: festas, reuniões, excursões à comunidade é bem presente na vida da escola e de seus filhos.
 A acessibilidade para os alunos portadores de necessidades é garantida, uma vez que a entrada da escola não possui escadas, o piso é plano, tem elevador e ainda AVE - auxiliar da vida escolar para cada criança.
 Também temos as visitas do Programa da SME- CEFAI-responsável por desenvolver ações, produzir materiais para inclusão, entre outros. Acompanha a vida escolar dos alunos de inclusão, suas necessidades etc.